9 de maio de 2022

Pai


Você nunca foi somente um pai em minha vida. Teve vários papéis. O primeiro foi pai. Depois, você me ensinou a trata-lo como senhor. Utilizar você era um desrespeito. Ensinou isso para mim e para minha irmã. E tínhamos que tratar a mãe assim também. Sim senhor pai.

Depois eu percebi que além de pai o senhor passou a ser um herói para mim. O pai grande, forte, decidido, sempre com soluções para tudo, protetor. Até o herói das histórias em quadrinho o senhor foi. Como naquele acidente de carro que eu estava no banco de trás, sem cinto de segurança, e o senhor esticou o braço no vão dos bancos e impediu que eu fosse arremessado para frente e eu não me machuquei. Você é o meu herói pai.

Depois com o passar dos anos e meu amadurecimento, eu percebi que além de pai, herói o senhor era amigo. Mas não um amigo qualquer. O maior, o único amigo verdadeiro que tive. Ficava sempre do meu lado, mesmo após ficar bravo quando eu desobedecia, matava aula ou aprontava alguma. Sempre me ajudou, me apoiou mesmo quando não concordava com minhas escolhas. Sempre tinha um conselho, uma lição, uma piada para contar. E nossas conversas sobre filmes, futebol e música nos churrascos de domingo. Obrigado pai. O senhor foi meu melhor amigo.

Enfim, formei minha família e percebi que o senhor foi também um professor. Ensinou-me que amar e cuidar da família é tudo na vida. Ensinou a ser bom com as pessoas e ajuda-las sempre. Aprendi com o senhor a ser honesto. A nunca ter preguiça de trabalhar. E sempre fazer isso com um sorriso no rosto. Mesmo diante das dificuldades. O senhor me ensinou a ser um homem. Obrigado pai.

E teve muitos outros papéis na vida. Marido, companheiro, borracheiro, bancário, garagista, vendedor, comerciante. E o ultimo que exerceu foi o de avô. E o fazia com uma alegria e energia que parecia não ter fim.

O senhor foi uma fonte de alegria, sabedoria e amor inesgotável.  E não foi isso somente para mim. Foi também para muitas pessoas que tiveram o prazer de participar da sua vida. Tinha uma personalidade magnética, carismática, estava sempre rodeado de amigos e pessoas que o admiravam.

Juliana, eu sei que sua dor é grande. Mãe eu sei que sua dor é imensurável, pois ele foi o companheiro de toda uma vida. Mas o legado que ele deixou em nossas vidas foi muito grande, poderoso. Sempre que olharmos para os netos que ele tanto amava, encontraremos a certeza de que ele foi em paz, teve uma vida plena e esta nos braços de Deus. E faremos isso com um sorriso no rosto.

Ronaldo Palma, marido, pai, herói, amigo, professor, companheiro, enfim. Você foi tudo em nossas vidas.

Eu amo você pai. Todos nós amamos.

Uma ultima coisa pai. “Eu fiquei com o chapéu que o senhor tanto gostava de usar.”

Guilherme Palma


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião. Critique, dê sugestões, comente a vontade. Ofensas de qualquer espécie serão excluídas.