19 de dezembro de 2019

Pelé não foi. Ele é!

A imagem a esquerda mostra um gol que Cristiano Ronaldo fez ontem e a internet alucinou. Essa pobre geração que idolatra europeus e rejeita brasileiros. Que quer ter um craque para chamar de seu. É realmente uma imagem impressionante. Ele chegou a 2,56m de altura saltando. Mesmo ele tendo 1,87m de altura só é possível com muita dedicação, treino e foco.

Na foto da direita vemos Pelé com 1,73m. Há cerca de 50 anos quando não existia fisioterapia (só tratamento com gelo e bolsa de água quente para dor). Chuteira pesada, camisa pesada, bola pesada e dura.

Os dois jogadores treinaram muito e foram os mais dedicados de sua geração. A diferença esta no pioneirismo, nas dificuldades que Pelé enfrentou, que eram muito maiores. Enquanto Ronaldo cresceu com décadas de história de futebol, futebol ao vivo de todas as partes do mundo, Youtube para ver e rever lances, de jogadores atuais e do passado, Pelé só dispunha de um rádio e umas poucas vezes que foi assistir seu pai jogar pelo time da cidade.

Todas as jogadas e malandragens que Pelé fez ele inventou, criou de sua imaginação ou da necessidade de vencer. Foram centenas de jogadas geniais que todos jogadores talentosos que vieram depois repetiram, e as novas gerações de fãs acham que foram inventadas por eles. Essa geração que acha que o mundo começou com o nascimento dela. Pelé não foi o melhor jogador. Ele é! Não precisa estar em atividade para isso.



Guilherme Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião. Critique, dê sugestões, comente a vontade. Ofensas de qualquer espécie serão excluídas.