7 de junho de 2011

A Banda Mais Bonita da Cidade

Esta banda curitibana esta se tornando a mais nova sensação nacional – pelo menos na rede. Já deve estar perto de cinco milhões de visualizações no Youtube o vídeo da canção 'Oração'. É uma banda alegrinha, fofa e descolada. Não faz meu estilo, mas são músicos de qualidade e é uma proposta bacana. Quem simpatiza com isso pode ir fundo que não perdera tempo. Eu não vou falar muito sobre a banda. Clicando AQUI, vocês vão ler uma reportagem que saiu no Estadão e vão conhecer mais sobre eles. Para ouvir mais músicas, clique AQUI. Assista o videoclipe abaixo.



O título dessa postagem seria "A mediocridade do publico brasileiro", mas daria a impressão que eu estaria criticando a banda e apesar de não gostar do estilo musical, não tenho nada contra. Assim que assisti ao vídeo pesquisei um pouco sobre a banda já me deparei com exageros. O que mais tenho lido por aí é que a banda esta salvando a música brasileira. Sendo salva do que? A música brasileira é ruim? Não são essas as perguntas corretas. A música brasileira tem coisas ruins? Com certeza essa é a pergunta.

A música brasileira sempre teve coisas boas, coisas criativas, claro que no passado bem mais. Mas é o público que olha para o lado errado, ou melhor, escuta a coisa errada. Ainda mais quem tem acesso a internet e pode fugir da mesmice e descobrir coisas novas. Todo dia, em todos os cantos desse país surgem dezenas de bandas boas. Assim como centenas de bandas excelentes evaporaram nos últimos 20,30 anos sem que as pessoas dessem conta delas.

Muitos se queixam da qualidade musical brasileira, mas só prestam atenção nas bandas alternativas quando estas não são mais alternativas. Esta banda, por exemplo, já esta na ativa há uns dois anos, mas só agora que teve ‘trocentos’ acessos que o pessoal se liga.

Se a musica é ruim é culpa do publico, que não para de assistir Faustão, não para de ouvir as mesmas rádios FM, não para de comprar CD de camelô. Pô, todo mundo fica horas na internet vendo porcaria e ninguém garimpa bandas novas na internet. E nem percebe que se descobrir a banda no começo, no anonimato, pode adquirir o CD por um preço baratinho.

E não se iludam com o que lêem por aí, principalmente em blogs de menininhas afoitas. Essa banda não criou e nem revolucionou nada. Essa proposta já é antiga. Os Novos Baianos, de 1969 a 1979, Os Mutantes e o movimento da Tropicália no final dos anos 60. Mais recentemente Os novos paulistas, Cansei de Ser Sexy, etc.

Confira esse vídeo dos Novos Baianos de 1972 e compare com o clipe de “Oração”. É uma música de 1940, composta por Assis Valente. E também assistam ao clipe da música I Want The World To Stop do Belle And Sebastian, uma banda escocesa que existe desde 1996. É com certeza uma das mais influentes entre as recentes bandas ‘indie’ que tem surgido por aqui. Mas fique registrado aqui a dica.



Guilherme Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião. Critique, dê sugestões, comente a vontade. Ofensas de qualquer espécie serão excluídas.