4 de julho de 2016

Adeus Scotty Moore e muito obrigado!

O guitarrista foi um dos responsáveis pela formatação definitiva do Rock And Roll.


Assim como foi discreto em vida, a morte do guitarrista Scotty Moore passou quase despercebida. Se deu na última terça-feira, dia 28 aos 84 anos. Scotty foi o primeiro guitarrista de Elvis e esteve com ele de 1954 até 1968. Foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2000 e foi considerado o 29º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Mas é pouco.

Moore já era conhecido de Sam Phillips, dono da gravadora Sun Records, onde Elvis apareceu. Phillips como muitos devem saber procurava um cantor branco que cantasse com feeling de negro, para gravar a música Without You e não conseguia ninguém, mas sua secretária Marion Keisker se lembrou de Elvis que havia gravado uma música para sua mãe meses antes. Assim Phillips reuniu Scotty Moore, Bill Black e Elvis Presley.

No principio Sam Phillips não estava muito impressionado com Elvis. Mas por brincadeira este começou a tocar That’s Alright (Mama) no violão, Moore fez o acompanhamento na guitarra de forma acelerada e com riffs  avançados para a época, Bill Black, que apesar de não ser um baixista virtuoso, tocava com muito feeling. E a mágica começou a acontecer. Phillips visionário tinha ligado o gravador faz tempo. E assim, numa simples improvisação de estúdio foi registrada a canção que é considerada o marco zero do rock.

Scotty foi acompanhando Elvis na primeira fase do Rock em canções como Hound Dog, Blue Suede Shoes, Heartbreak Hotel e Jailhouse Rock, esta última inclusive ele tocou de forma ousada e inovadora para a época fazendo escola, da mesma maneira que o estilo de guitarra de Chuck Berry em Johnny B. Goode fez. Dessa forma não acho exagero dizer que Scotty Moore é tão importante para o Rock quando Elvis, Chuck Berry e Little Richard, que são os pilares da formatação definitiva do gênero.

Muito obrigado Scotty. Descanse em paz.

Guilherme Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião. Critique, dê sugestões, comente a vontade. Ofensas de qualquer espécie serão excluídas.