2 de fevereiro de 2009

Quando a cópia se torna algo novo

Tem uma banda australiana que esta chamando atenção no YouTube. O nome é Axis of Awesome. Eles tocam basicamente musica cômica. Lembram um pouco Tenacious D, do ator Jack Black. Até ai nada de especial. O que chama atenção mesmo é uma faixa que eles tocam 36 músicas em apenas uma. Como um grande pout-porri. Detalhe. Usam apenas 4 acordes em uma única progressão.

Eu particularmente não gosto muito da arte Mashup. Que nada mais é que a junção de duas musicas em apenas uma. Como já foi feito com Guns N’ Roses x Foo Fighter por exemplo.

Mas assim já é demais. Trinta e seis musicas envolve um grau de criatividade admirável. Apesar de parecer simples, por se tratar de 4 acordes, digo que não é. Tem que ter uma base musical razoável para encontrar músicas adequadas e ser bom de canto para conseguir encaixá-las em uma mesma melodia.

A principio se tem noticia de duas musicas que eles fizeram dessa forma. Mais vou postar apenas uma. Outro fato curioso é que eles aparecem no vídeo com trechos de musica própria. É sem duvida, uma forma muito interessante de divulgarem suas próprias canções.



Ao mesmo tempo em que é muito criativo, acho também um pouco preocupante. Pois, me parece que os artistas não estão compondo coisas novas. Seja pela falta de inspiração, pela necessidade de criar hits instantâneos, imposição de gravadora ou de mercado. De certa forma, é o que tem acontecido na ultima década. Cada vez mais aumentam o numero de bandas retrôs. E surgem bandas que copiam essas mesmas. E assim vai. Sempre piorando a qualidade musical da musica pop.

Aqui vai uma apresentação dos autores da perola musical.



Um fato interessante que pude constatar com essa banda, é que montar uma musica não é uma coisa muito complexa. Claro, levando em consideração um mínimo conhecimento musical. Pode-se escrever uma letra primeiramente sem se preocupar com a melodia. Depois grava uma batida no teclado e vai brincando com a voz e alguns acordes no teclado ou violão e tenta encaixar a letra.

Assim que escrever alguma letra vou tentar criar minha própria canção.

Guilherme Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião. Critique, dê sugestões, comente a vontade. Ofensas de qualquer espécie serão excluídas.